domingo, 15 de setembro de 2019

CANHOTO & MAURINHO


*****
***
*

Leonildo Sachi, (Segunda voz da dupla), o "Canhoto" hoje conhecido como Léo Canhoto, nasceu em Anhumas, no interior do estado de São Paulo. Nasceu na roça, onde passou fome e viveu muitas dificuldades. Passou um período com sua família italiana num sítio no município de Sertanópolis/PR onde, até os 18 anos de idade, enfrentou todo tipo de trabalho, inclusive capinar a roça.
Foi devido a uma doença que acometeu o pai de Leonildo que ele acabou se tornando cantor: Para custear o tratamento, Leonildo resolveu fazer um roçado de algodão ajudado por uma de suas irmãs. Fez dívida com a compra de equipamentos diversos e inseticidas, porém, nada colheu, devido a uma chuva inesperada que destruiu toda a platanção, ainda em floração.
Leonildo começou então sua aventura na cidade grande, onde se viu obrigado a tentar a sorte, procurando emprego em circos mambembes, com seu violão, que havia aprendido a tocar em volta das fogueiras nos diversos sítios onde morou.
O nome artístico com o qual Leonildo ficou conhecido foi devido ao fato dele realmente ser canhoto.
Seu aprendizado musical foi "de ouvido" e Léo Canhoto chegou a participar de algumas duplas, dentre as quais, a mais conhecida, com Maurinho: a dupla "Maurinho e Zé Canhoto" participou de alguns programas de rádio na Difusora de Londrina/PR e também tentou a sorte na capital paulista, tendo gravado um disco, porém, com o nome de "Os Canarinhos do Sertão", já que o nome "Maurinho e Zé Canhoto" não foi aceito. O sucesso não aconteceu e a dupla logo se desfez.
Léo Canhoto passou a fazer parte do trio "Campanha, Léo Canhoto e Perigoso", o qual também não durou muito tempo. Na mesma época, porém, Léo Canhoto começou a se firmar como compositor, tendo tido diversas de suas músicas gravadas por vários intérpretes. Sua primeira música gravada como compositor foi "Engano do Carteiro" interpretada pela dupla Zico e Zéca.
Na mesma época, Léo Canhoto também começou a empresariar duplas famosas tais como Vieira e Vieirinha e Sulino e Marrueiro. Léo Canhoto no entanto desejava realizar o seu próprio trabalho musical.
Texto; Moacyr Filho

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1964- Disco 78 Rpm

*****

<< O U T R A S   P A R C E R I A S >>

*****

<< V Í D E O S >>

LINKS;

A) NASCÍ PARA TE AMAR
 (Ramoncito Gomes)

B) SABES QUE TE AMO
 (Teddy Fregoso/Barcí Bourbon)

*****   *****   *****
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS (SALVO EXCEÇÃO) FORAM DIGITALIZADOS E ESTÃO ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário