quarta-feira, 11 de setembro de 2019

MARIANO & BIAZINHO


*****
***
*

Mariano da Silva nasceu em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Ao lado de seu irmão Rubens da Silva (Caçula), também nascido em Piracicaba, formou a dupla Mariano e Caçula.
Trabalhavam na roça, quando foram descobertos por Cornélio Pires e forram convidados a integrar a Turma Caipira formada por ele.
Foram responsáveis pela primeira moda de viola gravada, "Jorginho do Sertão", em 1929 pela Colúmbia, recolhida por Cornélio Pires. No mesmo ano gravaram diversas modas de viola, entre as quais, "O Bonde Camarão", "Sô Cabocro Brasilero" e "A Briga dos Véio". No ano seguinte a dupla gravou com Cornélio Pires as modas de viola "O Jogo de Bicho", "Armida" e "Futebol da Bicharada".
A dupla fez sucesso e obteve bastante prestígio em meados dos anos 30. Em 1934, já separados da Turma Caipira a dupla gravou na Colúmbia as modas de viola "A Juriti" e "Nhô Tudeco", de autoria deles. Em 1935, num episódio curioso a dupla desistiu de participar do filme "Fazendo Fita" pois irritou-se com o adiamento das gravações devido ao tempo constantemente chuvoso no local de gravações que era ao ar livre no Jabaquara e voltou para o interior. Em 1937 gravou as modas de viola "Moda do Mutirão" e "Recortado no Jogo", de autoria da dupla. Em 1939 registraram a canção "Alma de Violeiro" e a toada "Pião de Boiadeiro", ambas de Herculano Silva e J. Macedo. A dupla se separou pouco depois e em 1945 teve relançadas pela Continental a canção "Alma de Violeiro" e a toada "Pião de Boiadeiro".
Mariano atuou durante algum tempo com Caçula com quem gravou dez discos e depois formou outras duplas com diferentes parceiros. Em 1938 teve as modas de viola "Adeus Casinha do Alto" e "Atrevida da Saudade" gravadas por Raul Torres e seus Violeiros. Em 1939 gravou com Cobrinha na Colúmbia as canções "Piracicaba", de Newton Melo e "Eu e Você", de autoria da dupla. No mesmo ano gravou com Laureano na Víctor a moda de viola "Imposto de Sorterice" e a toada "Vida de Peão Boiadeiro", ambas de autoria de Laureano e com Raul Torres também na Colúmbia gravou as modas de viola "Enciei o Meu Cavalo" e "Vou Largá de Namoro", ambas de sua autoria. Em 1940 gravou com Luizinho dois discos, ainda pela Colúmbia cantando a toada "Nuvens que Passam", de sua autoria e Alcides Morais, o "Coco Baiano", de sua autoria e a toada "No Morro do Jaraguá" e o batuque "A Pipa Está no Morro", de João Batista. No mesmo ano gravou na Víctor mais quatro discos com Laureano entre eles a moda de viola "Marvada Pinga", de Laureano, que se tornou um clássico da música sertaneja. Em 1941 passou a fazer dupla com Joanico com quem estreou na Víctor cantando o rasqueado "Cai Sereno, Cai" e a moda de viola "Moça Cor de Jambo", ambas de sua autoria e J. S. Andrade. Gravou ao todo seis discos com Joanico. Em 1948 voltou a gravar com Cobrinha, desta vez na Continental, relançando a canção "Piracicaba" e registrando a toada "Mágoas de um Carreiro", de Batista Jr. No ano seguinte a dupla gravou a valsa "Flor Serrana", de Dunois Rodrigues de Carvalho e o valseado "Tempo de Infância", de Rielinho. Em 1950 gravou com Cobrinha a toada "Meu Ranchinho", de Artur Del Nero e Santo Ferrari e a valsa "Vinte e Três de Fevereiro", de Luiz Leandro.Em 1952 voltou a gravar, dessa vez com Biazinho na Continental com quem estreou com a moda campeira "Trinta Anos Depois", de Bolinha e o cururu "Pelejo Pra ti Deixá", de Biazinho e Gauchito. No ano seguinte a dupla gravou mais um disco com as modas campeiras "Viagem Perigosa", de Agenor de Carvalho, Mariano e Biazinho e "Onde Foi Você", de Bolinha. Ao longo da carreira gravou cerca de 25 discos com os mais variados parcerios e com 16 músicas de sua autoria.

Fonte; Web
*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1952/1953- Discos 78 Rpm
*****

<< O U T R A S   P A R C E R I A S >>


>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

<< V Í D E O S >>


>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS (SALVO EXCEÇÃO) FORAM DIGITALIZADOS E ESTÃO ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário