quinta-feira, 5 de setembro de 2019

SERRINHA & ZÉ DO RANCHO


*****
***
*

Célebre compositor de "Chitãozinho e Xororó" (em parceria com Athos Campos), Antenor Serra, o Serrinha, nasceu em Botucatu, interior do estado de São Paulo no dia 26 de junho de 1917, era o segundo dos dois filhos de Antenor Serra Filho, italiano, motorista de táxi; e sua mãe, Isabel Montez Serra, era irmã de Raul Torres, também nascido em Botucatu. Aprendeu a tocar viola com Lopinho, famoso violeiro da região. Aos 15 anos já fazia serenatas e animava as festas de seu bairro. Josefa, a vó materna de Serrinha, era também a mãe de seu tio Raul que, percebendo os dotes musicais do sobrinho, quando este cantava com os amigos em Botucatu, convidou-o a residir na capital paulista. Antenor, pouco antes, havia arrumado o emprego na Estrada de Ferro Sorocabana; Raul Torres também trabalhava na mesma empresa. Em pouco tempo, Antenor Serra havia sido transferido de Botucatu para a capital paulista; na época, com 19 anos de idade, animado com o convite do tio Raul, mudou-se para São Paulo. No Largo de Santa Cecília, ficava a pensão onde Serrinha morava no início de sua vida na capital paulista. Com 8 anos, era engraxate e também fazia carretos na feira livre em São José do Rio Preto/SP além de já tocar cavaquinho nos bailes
João Isidoro (Zé do Rancho) iniciou a carreira artística aos 17 anos de idade em circos onde se apresentava como instrumentista, cantor e também ator de dramas e comédias, tendo adotado o nome artístico de Bonifácio. E foi num circo que formou uma dupla com Cacau do Sertão que foi quem lhe sugeriu um nome mais sertanejo.
Em 1950, já tendo adotado o nome artístico de Zé do Rancho, atuou durante quatro anos tocando guitarra elétrica e cantando na Orquestra Nelson de Tupã/SP.
Em 1954, Zé do Rancho seguiu para a capital paulista a convite da Rádio Tupi, e passou a participar do trio Serrinha, Zé do Rancho e Riellinho, substituindo o Caboclinho, que já apresentava problemas de saúde.
Texto; Moacyr Fiho 
Fonte;Web

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1956/1961- Discos 78 Rpm
 



*****

<< GRAVAÇÕES EM DISCOS VINIL/CD >>


>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

<<  O U T R A S   P A R C E R I A S  >>

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

<<  V Í D E O S  >>


LINKS;

(VIDEO EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****
***
*
>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA   <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS (SALVO EXCESSÕES) FORAM DIGITALIZADOS E ESTÃO ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário